17/10/2017

AAPS apoia o Outubro Rosa: previna-se!

Outubro é mês de campanha contra o câncer de mama. E o mais importante é divulgar a importância do valor do diagnóstico precoce no prognóstico de cura e controle da doença.

 

Como o câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), o quanto antes a doença for descoberta, melhor. Assim, com o tratamento, evita-se que ele continue a crescer e a se espalhar.

 

Estas anormalidades são causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. Embora, a doença ocorra quase que exclusivamente em mulheres, é importante lembrar que os homens também podem ter câncer de mama.

 

Apesar de muitos tipos de câncer de mama se  apresentarem como um nódulo, nem todos o fazem. Existem outros sintomas  que quando percebidos a mulher deve comunicar imediatamente ao seu médico. Também é importante entender que a maioria dos nódulos na mama não são câncer, muitos podem ser benignos.

 

Os tumores benignos de mama são crescimentos anormais, mas não se disseminam. Mas alguns nódulos benignos podem aumentar o risco da contrair câncer de mama. Qualquer alteração na mama deve ser examinada por um médico para determinar se é benigna (ou não) e se isso pode implicar em um risco para o desenvolvimento de um câncer no futuro.

 

Conheça mais informações sobre os tipos de câncer acessando o conteúdo dos links relacionados abaixo disponibilizados pelo site do Instituto  Oncoguia ( Fonte: American Cancer Society (18/06/2016):


Como o Câncer de Mama se Dissemina

Como o Câncer de Mama se Forma

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama

Estatísticas para Câncer de Mama

Tipos de Câncer de Mama

Carcinoma Ductal in Situ

Câncer de Mama Invasivo

Câncer de Mama Inflamatório

Angiossarcoma de Mama

Doença de Paget

 Fonte de dados: Instituto Oncoguia