Dicas de saúde

Março azul marinho: Prevenção do câncer colorretal

Março Azul Marinho e Lilás

 

Cancer coloretalO março Azul-Marinho é uma ação voltada a alertar os perigos do câncer colorretal e a importância da prevenção da doença. 

 

Trata-se de tumores malignos que acometem o intestino grosso e o reto. Como outras doenças, as chances de cura são altas quando diagnosticado precocemente. 


 
A história familiar de câncer colorretal e de pólipos é um dos principais fatores de risco para a doença. Além disso, os médicos sempre alertam que uma rotina de hábitos saudáveis diminui as probabilidades de desenvolver esse tipo de câncer.


Alguns fatores de risco são:  consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, dieta pobre em fibras, alimentos gordurosos e sedentarismo.


A recomendação médica é procurar um coloproctologista para fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade. Para quem tem histórico familiar, a orientação é conversar com seu médico para conhecer a necessidade de antecipar esses exames.

 

Colo de útero

Câncer de colo do útero

 

Março também é o mês escolhido para a prevenção do câncer de colo de útero. Terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, o câncer do colo de útero está diretamente ligado à infecção pelo Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV.

 

A doença é silenciosa e só é possível controlar através da proteção: Uso do preservativo nas relações sexuais, exames de Papanicolau, e pela imunização de jovens com a vacina contra o HPV.

 

A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde. As meninas devem tomar entre 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.

 

O exame Papanicolau é rápido, indolor, recomendado para mulheres a partir do início da vida sexual e deve ser realizado de acordo com a orientação do ginecologista. O intervalo de sua realização depende dos resultados anteriores.