02/06/2016

Campanha Junho Vermelho incentiva doação de sangue

Em primeiro de junho, a Fundação Memorial da América Latina participou do lançamento da campanha “Junho Vermelho”, na Sala São Paulo, como parte da iniciativa “Eu Dou Sangue pelo Brasil’.

 

Durante este mês, os principais pontos históricos e monumentos de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília estarão iluminados em vermelho para lembrar os cidadãos sobre a importância de doar sangue.

 

O inverno e as férias escolares têm relação direta com a redução dos estoques nos hemocentros. A situação é sempre preocupante. Este ano a situação está mais preocupante ainda, pois estamos no início do mês e os estoques já estão baixos porque com a epidemia de dengue muita gente precisou de transfusão de sangue e o que sobrou é quase nada.

 

Nesta época do ano, as doações sempre costumam cair muito em nosso país - até 30% do total de doações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue. No Brasil, o índice geralmente é de 1,9%, considerado muito abaixo do recomendado mesmo nos períodos em que costumam ocorrer mais doações.

 

Na Fundação Pró-Sangue, no mês passado, o estoque caiu pela metade e a situação de alguns tipos sanguíneos é bastante crítica, como o A- e o  O-.

 

Em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.  Não deixe a data passar em branco!

Serviço

Para saber como e onde doar ligue para 0800 55 0300 ou clique em Fundação Pró-Sangue