30/09/2016

Outubro rosa: não deixe passar sem se cuidar!

O movimento Outubro Rosa começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e que passou a ser promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como foco principal das ações..

 

Desde então, com a divulgação anual, o Outubro Rosa tornou-se um valioso instrumento de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo e tem como símbolo o laço cor de rosa e, também, a iluminação na cor rosa para prédios e instituições públicas em alusão a campanha. As ações estimulam  a mulher para que selecione apenas um dia do mês de outubro para pensar no seu bem-estar, saúde e qualidade de vida.

 

As mulheres são convidadas a escolher um dia para realizar o exame preventivo do câncer de mama, já que este é o tipo de câncer mais frequente para o sexo feminino.

 

Faça o exame preventivo. Ele pode salvar a sua vida!

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

 

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

 

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. É indicado anualmente após os 50 anos de idade.

 

Principais sinais e sintomas que devem servir de alerta e levar à procura de avaliação médica:

- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

- Alterações no bico do peito (mamilo);

- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

- Saída espontânea de líquido dos mamilos.

 

Importante!  Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto,  é necessário manter a calma e serenidade, pois tais alterações podem não ser câncer de mama.