16/02/2017

Febre amarela gera corrida aos postos de saúde

Segundo um hospital de São Paulo, desde que os casos de febre amarela silvestre, em áreas rurais, foram divulgados, a procura por vacinas triplicou na Capital.

 

Devo me vacinar contra a febre amarela?  - Como o surto está concentrado fora das regiões urbanas, o Ministério da Saúde recomendou a imunização para todas as pessoas que residem em “Áreas com Recomendação da Vacina contra Febre Amarela “ que são as regiões rurais ou de mata ou para aqueles que vão viajar para este tipo de local, pois no momento não existe surto de febre amarela urbana. Somente a silvestre, causada pelo mosquito.  

 

O Ministério  da Saúde confirmou no dia 18/01 a morte de oito pessoas em decorrência da febre amarela em Minas Gerais.  Destes oito casos, em quatro, o governo ainda investiga a possibilidade de que a aplicação da vacina contra febre amarela, que contém o vírus vivo atenuado, tenha causado os óbitos, já que a vacina, em algumas situações, pode vir a causar a doença.

 

Na Região Sudeste: Em São Paulo ocorreram dois óbitos no interior do Estado, no noroeste paulista - em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto, por isso a região rural próxima de matas tem indicação para vacinação.

 

O mesmo deve acontecer em 14 cidades do Rio de Janeiro, que estão próximos à região do surto em Minas Gerais. Haverá reforço de vacinação nestas cidades.

 

No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões, segundo Ministério da Saúde:

 

- Todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia);

- Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo);

- Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

 

As pessoas que moram nestas regiões, ou aqueles que irão viajar para estes locais devem tomar a vacina, caso ainda não tenham feito ou o fizeram há mais de dez anos.

Atenção! Os alérgicos à ovo devem consultar seu médico antes de vacinar-se, pois a vacina contra a febre amarela tem mais quantidade de proteína do ovo em sua composição.

 

A vacinação tem de ser feita no mínimo 10 dias antes da viagem, período necessário para  a  vacina fazer efeito e imunizar a pessoa.