04/04/2017

Novas regras para pagamento do rotativo do cartão de crédito já estão em vigor

No dia 03/04, entraram em vigor as novas regras para o pagamento do saldo do rotativo do cartão de crédito, com mudanças no parcelamento da dívida. A partir de agora, os clientes terão restrições para fazer o pagamento mínimo da fatura e acessar o crédito rotativo.

 

Segundo o Banco Central, as instituições financeiras poderão oferecer um prazo máximo de 30 dias no pagamento rotativo do cartão de crédito. Depois desse período, o consumidor tem duas opções: pagar o saldo devedor à vista ou parcelar em até 24 meses.

 

A restrição foi criada para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos, evitar o superendividamento e levar a uma redução dos juros cobrados.

 

A taxa de juro do rotativo encerrou 2016 em 484,6% ao ano, segundo dados do Banco Central, que considera a média de todas as instituições financeiras. Com a entrada em vigor das novas regras, espera-se que a taxa de juros praticada pelos bancos no crédito rotativo caia pela metade.