16/12/2020
Para quem vai aposentar ou já se aposentou: Você pode ser o próximo!

Para quem vai aposentar ou já se aposentou: Você pode ser o próximo!

Esta é a Sabesp que você tanto confiou!

Depois de trabalhar anos consecutivos para transformá-la na maior empresa de saneamento básico da América Latina, aposentados e pensionistas correm risco de ficar sem planos de saúde, em plena pandemia, porque a Sabesp não cumpre acordo firmado em 2019.

 

Depois de ter assinado com a AAPS e pactuado com as entidades de classe um acordo para atender aposentados e pensionistas no plano de saúde, a Sabesp descumpriu o compromisso previsto que é a aplicação, do primeiro reajuste dos planos pelo índice FIPE Saúde (de 6,16 %) e aplicou reajuste de 58% a 78% em suas mensalidades. Diante disso, milhares de aposentados e pensionistas da Sabesp, poderão ficar sem assistência médico-hospitalar, num momento tão grave de pandemia.

 

Na última semana, sem qualquer comunicação preliminar, os beneficiários perceberam que os boletos de dezembro, disponibilizados no App da Vivest estavam com atualização de valores impossível de ser assumida. Algumas com valores superiores ao da suplementação de suas aposentadorias. A situação, além de estar causando pânico, traz o risco de afetar seriamente pacientes portadores de doenças crônicas que serão obrigados a parar seus tratamentos.

 

A AAPS busca esclarecimentos sobre o valor desmedido da cobrança, que ocorreu e já prepara o recurso judicial em defesa de seus associados.

 

 

                                              O que foi descumprido

 

Depois de várias negociações com a Diretoria da Sabesp (que transferiu os planos de saúde que eram administrados pela Sabesprev, para a Fundação Cesp, hoje Vivest, em agosto de 2019), firmou um acordo com a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp, pactuado com as  entidades representativas dos profissionais ligados à empresa (Fórum) que, além de permitir a manutenção dos aposentados nos planos dos empregados ativos, se comprometeu a aplicar em 2020, o índice do Fipe Saúde, e em agosto de 2021, o Fipe Saúde acrescido da eventual correção atuarial decorrente de variação de utilização e preços nos planos oferecidos à categoria (Índice de Sinistralidade), porém, com a junção das massas (ativos e aposentados).

 

 

                                    União contra aumento desmedido

 

Em reunião na tarde de ontem,14, dirigentes que integram o Fórum das entidades, presentes em todo o processo de negociação dos planos de saúde durante 2019, decidiram unir forças na busca da solução do problema que impactará a saúde de milhares de aposentados e pensionistas da Sabesp. Assinam o documento:

  • Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp – AAPS
  • APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp
  • Sintaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água,Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
  • Sindicato dos Advogados da Sabesp
  • Sindicato dos Engenheiros da Sabesp
  • Sintius – Sindicato dos Urbanitários de Santos
  • Aesabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp
  • Associação Sabesp

 

Você que está na ativa, fique atento! Será um dos aposentados amanhã!

Alie-se ao esforço de preservar assistência médica aos colegas que os antecederam!